quarta-feira, 23 de setembro de 2009

GRUPO QUE ESCOLHEU TRABALHAR O TEMA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Olá Pessoal,

Hoje, várias reportagens sobre Gravidez na Adolescência circularam na imprensa. Informaram sobre a  diminuição do número de adolescentes grávidas.
Vocês podem pesquisar sobre o assunto  nos seguintes sites: UOL, Estadão, O Globo - DFTV 2ª Edição 
Disponibilizo o texto da  reportagem  sobre o assunto publicado no site do DFTV.  Vamos ver:

"Home > DFTV 2ª Edição > 23/09/2009 > Reportagem

DF reduz gravidez na adolescência

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que vem diminuindo o número de adolescentes grávidas aqui no Distrito Federal.

Aos três meses, Bryan é a alegria de Stephanie Anne Rodrigues. Mas a gravidez não planejada, aos 18 anos e sem apoio do namorado, foi difícil. “Não tinha preparação nenhuma, com 17 pra 18 anos tudo fica mais complicado, ainda mais morando na casa dos meus pais”, conta a estudante Stephanie Anne Rodrigues.

Nos últimos dez anos, casos assim têm diminuído no Distrito Federal. O número de partos entre adolescentes, de 10 a 19 anos, caiu de 12,5 mil, em 1998, para 8,1 mil, no ano passado. Uma queda de 35,3%, maior do que a média nacional.

"O DF tem os índices mais elevados de escolaridade e de desenvolvimento humano, e ainda tem o fato da renda ser maior na cidade, sem contar as ações de saúde que são feitas pelas Secretarias de Saúde e Educação", explica a chefe do Núcleo de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde Denise Ocampos.

A meta é fazer com que a gravidez na adolescência diminua ainda mais com uma divulgação maior de informações. O Ministério da Saúde está lançando a Cartilha do Adolescente. Serão distribuídas mais de quatro milhões em todo o Brasil: 120 mil só no Distrito Federal.

A cartilha foi feita em duas versões, para meninas e meninos, e em linguagem direta e simples. A ideia é incentivar a ida do adolescente aos centros de saúde e, assim, evitar uma gravidez não planejada.

“Quando os dois estão conscientes de tudo e querem o filho, com certeza fica mais fácil”, afirma Stephanie Anne Rodrigues.

As cadernetas vão ser distribuídas a partir de outubro.

Rita Yoshimine / Ilson Joaquim "

Fonte: http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1315888-10040,00-DF+REDUZ+GRAVIDEZ+NA+ADOLESCENCIA.html

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CONCURSO - PODE SER EM GRUPO - INSCRIÇÃO ATÉ 31 DE OUTUBRO

Pessoal,

Há um concurso aberto para estudantes Universitários. Inscrições até   31 de outubro de 2009. Conto com a participação de vocês. Segue as informações sobre o concurso e o edital.


"CONCURSO "NATAL BRASILEIRO"




Prêmios
Primeiro lugar - R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
Segundo lugar - R$ 2.000,00 (dois mil reais)
Terceiro lugar - R$ 1.000,00 (um mil reais)

                                          Prazo de entrega - 31 de outubro de 2009

Edital

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promove, por meio deste edital, o concurso para a criação da mensagem virtual de Natal.

I - Condições de Participação

1. Os concorrentes deverão:
- ser alunos de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras;

- concorrer com apenas uma proposta;

- aceitar que a ABMES tenha pleno direito de divulgar a proposta vencedora;

- de gravá-la; de enviá-la via e-mail, de imprimi-la e de utilizá- la como convier à entidade;

- transferir à ABMES todos os direitos da proposta vencedora sem, com isso, fazer jus a qualquer remuneração ou direito, além daqueles previstos neste edital.

2. A ABMES fica autorizada a divulgar todas as propostas, classificadas ou não, desde que citados seus autores, o que não implica em cessão de direitos autorais.

II - Apresentação dos Trabalhos

1. As propostas deverão:

- ser inéditas;

- ter a logomarca e a assinatura da ABMES que constam do site do  
  concurso:   www.abmes.org.br/natalbrasileiro;

- conter imagens brasileiras e em nenhuma hipótese símbolos ligados à  legendária e mítica figura de Santa Claus (Papai Noel);

- conter texto e imagem de autoria do aluno e/ou grupo de alunos, sendo opcional a inclusão de animação e trilha sonora;

- ser elaboradas nos formatos: Flash (SWF), PowerPoint (PPT/PPS), imagem vetorizada com alta resolução com, no mínimo, 300dpi (AI/CDR);

- limitar o tamanho do arquivo até 3(três)MB e a duração até 1(um) minuto;

- ser enviadas no ato de inscrição.

III - Inscrição

1. As inscrições deverão ser feitas no site do concurso;

2. As inscrições se encerrarão às 18 horas do dia 31 de outubro de 2009.

IV - Seleção

1. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta de três membros, designados pela ABMES, observados os critérios: a) criatividade; b) qualidade do texto e da imagem; c) qualidade da animação e da trilha sonora, quando for o caso; d) facilidade de exibição;

2. A Comissão Julgadora se reunirá na sede da ABMES, em Brasília, no dia 13 de novembro de 2009;

3. A Comissão Julgadora é soberana em todas as suas decisões, não cabendo nenhum tipo de recurso por parte do concorrente;

4. O resultado constará do site do concurso a partir do dia 20 de novembro de 2009;

5. O concurso poderá ser anulado se nenhum dos trabalhos for aceito pela Comissão Julgadora.

V - Premiação
1. Os vencedores do concurso serão agraciados com um certificado e com um prêmio em dinheiro, de acordo com os valores abaixo relacionados:

- Primeiro lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais)

- Segundo lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais)

- Terceiro lugar: R$ 1.000,00 (um mil reais)

2. Os prêmios serão entregues no dia 08 de dezembro de 2009, em Brasília, durante o Jantar de Confraternização das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular a ser realizado na sede da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup, SHIS QI 07 Conjunto 09 Casa 01 Lago Sul
71.615-290 - Brasília - DF Tel.61 3248-1721/3091).
3. O comparecimento dos vencedores à cerimônia de entrega dos prêmios não implica ônus (passagens, diárias e alimentação) para a ABMES.

Brasília, 1.º de setembro de 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR (ABMES)
SCS Quadra 07 Bloco "A" sala 526
Edifício Torre do Pátio Brasil Shopping 70307-901 Brasília DF
Tel. 061-3322-3252 Fax 3224-4933
Site: www.abmes.org.br/natalbrasileiro
Informações: Bianca Estrella ( bianca@abmes.org.br ) e Frederico Ramos (
frederico@abmes.org.br )"

Rebortagem do site da UOL sobre Cuidados com as Redes Sociais

Pessoal,

Encontrei no site da UOL uma reportagem sobre os CUIDADOS COM AS REDES SOCIAIS. É sempre bom ler sobre isso para nos orientarmos sobre os cuidados que devemos ter em nossa PRÁTICA SOCIAL no CAMPO LINGUÍSTICO ONLINE rsss
Aproveito para colocá-la abaixo: (Entre aspas.. Só para lembrar das aulas rsss)

"Adolescentes brasileiros não tomam devidos cuidados com as redes sociais, diz estudo


Os adolescentes brasileiros são os que gastam mais tempo em redes sociais, com uma média de 13 horas por semana, e passam a maior parte – 4 horas – compartilhando fotos online.

O levantamento feito pela Symantec aponta que usuários do Brasil ainda enganam os pais, já que ficam cerca de 70 horas mensais em sites de relacionamento, enquanto que os pais acreditam que o número seja por volta de 56.

A Symantec alerta para o fato de compartilhar na rede informações privadas e até mesmo fotos, já que as redes sociais são usadas para disseminar spams e os perfis públicos são alvos de ladrões virtuais.

Ainda segundo o relatório, os jovens com menos de 25 anos são os mais irresponsáveis quando o assunto é conteúdo pessoal postado na internet mundial. Cerca de 62% dos adolescentes do Reino Unido, por exemplo, postou fotos pessoais e divulgou dados privados em redes sociais.

Dados bancários, por exemplo, foram colocados nos sites por uma em cada 10 pessoas com menos de 25 anos. Já o número do passaporte foi enviado por um em cada 20 jovens.

E você? Costuma compartilhar fotos ou informações confidenciais na rede? Comente.

Por Bruno Roberti às 15h05"

Fonte:  http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2009-09-20_2009-09-26.html

domingo, 20 de setembro de 2009

NOVA ETAPA DA ATIVIDADE - AMPLIAR CONHECIMENTO DE MUNDO SOBRE O ASSUNTO ESCOLHIDO PELO GRUPO

Pessoal,
Temos três semanas para coletarmos os dados sobre o assunto escolhido por cada grupo. Então, ao trabalho!!!
Todas as orientações para a nova etapa da  atividade estão sendo passadas nas aulas.
Estamos revendo todo o conteúdo:  autor/texto/leitor,  ampliar conhecimento, contexto e intertextualidade.
As orientações sobre intertextualidade explícita  serão bem exploradas na coleta do material.
Atenção para escreverem  um texto, com as palavras de vocês, ao inserir no blog uma informação coletada por todos os membros do grupo.  Todos participarão - não se esqueçam das orientações sobre visitar a banca de jornal da esquina de casa ou do trabalho e o passeio de domingo no shopping - visitando livrarias - tomando café  e lendo um livro, jornal, revista e outros....
Quando indicarem um texto, uma informação, um vídeo, uma foto e outras.... vocês citarão o local em que encontraram a informação indicada - tudo o que falamos sobre fonte de pesquisa, dados bilbiográficos e outros assuntos já tratados nas aulas será aplicado nesse momento da atividade.
Enquanto isso, vamos discutir as leituras dos  textos teóricos e fazendo as correções necessárias para o texto de apresentação da pesquisa de cada grupo.
Abraços a todos e bom trabalho

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A minha leitura no blog do grupo - informações -

Pessoal,


Até a véspera da aula de cada turma na  próxima semana (08 a 11 de setembro), comentarei no blog dos grupos. Estou entrando aos poucos, tenho muita coisa para ler e muitos comentários para enviar rssss. Quem mandou eu inventar, agora ahhhhh!!!!

bjs e paciência

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Alguns cuidados ao inserir outros textos, imagens, fotos nos blogs publicados

Pessoal,

Durante as aulas, comentamos os cuidados éticos necessários para a publicação de textos no ambiente online. Então, para não esquecermos as recomendações que passei a vocês, vou resumi-las aqui (só as que lembro neste momento rsss).  Ao trabalharmos a Intertextualidade, vamos desenvolver as informações abaixo:

1) Sempre citar a fonte, verificando:

Como citar o texto do outro (uso das aspas, indicar o autor, ano de publicação, página). Texto retirado da Internet - Colocar o endereço: Disponível em: http:// _____________ . Acessado em:   ___/___/______  ou     Fonte: http://____________________. 
Escolha, conforme as características do gêneros textuais produzidos em seu post.

2) Atenção para a  seleção de imagens, vídeos e outros....

Trabalhamos na perspectiva da Multimodalidade. Então, temos discutido que as imagens visuais usadas nos textos são responsáveis para a construção do sentido. As imagens, selecionadas por nós, produzem sentido e não funcionam como mera ilustração.

É importante que as imagens escolhidas mantenham coerência com os outros textos - escrito, falado, visual, vídeo, foto e outros -  utilizados em uma  determinada postagem. 

Muita atenção para não inserir  imagens de pessoas, crianças e textos sem autorização.

Cada produtor do blog é responsável pelo que publicar. Vocês têm a senha dos blogs de vocês, ok!!! rsss

Então, vamos manter a ética, a cidadania, os direitos humanos, o respeito ao  bom convívio social e respeitar as leis. É isso aí!!!!!


Respeitando as  recomendações deste post e as ditas em sala de aula, vamos em frente e bom trabalho!!!!

abraços

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Novos ajustes para inserir comentários

Pessoal,

Ainda não foi possível organizar o link de todos os blogs das turmas no meu blog. Espero que até o final desta semana, possamos resolver isso. Nossas aulas no laboratório de informática estão colaborando para fazermos os ajustes necessários e resolvermos as pendências que surgem pelo caminho e previstas em um trabalho em construção. Vocês sabem disso, já que também estão construindo o texto de vocês rsss
Pretendo entrar no blog dos grupos até a véspera das aulas da próxima semana - depois do feriado da indenpendência - ok....
Enquanto isso, vou orientando-os e atendendo-os nas aulas do laboratório. Todos receberão seus comentários.

Grande abraço a todos