sexta-feira, 12 de março de 2010

Circulação textos e discursos na sala de aula -

Após nossa reflexão sobre  Leitura e Textos nas Práticas Sociais, caminhamos para a ampliação das noções de textos. Discutimos sobre textos multimodais, sobre as concepções de leitura, sobre os sujeitos envolvidos em uma determinada prática social, sobre a construção de sentido e sobre os discursos presentes nos atos enunciativos apresentados nos textos.
Muitos textos e discursos circularam nas nossas aulas. A reflexão sobre o texto e os discursos não se esgota no espaço da sala de aula. Nela, temos limitações de tempo, de vozes e de espaço. Então, a idéia é fazermos uso das novas tecnologias para  ampliar o diálogo, a interação, a reflexão e a compreensão de como os discursos são materializados nos textos que circulam nas diversas práticas sociais. 
Vamos ao blog!!! 

5 comentários:

  1. Olá Joana!

    Essas leituras propostas em sala, os capítulos disponibilizados, os livros propostos são de fato muito bons. Tenho ouvido de colegas que simplesmente não dá para deixar o texto no meio!

    A proposta de leitura ativa sugerida por Ingedore Koch em "Ler e Compreender" e defendida em aula é complexa.

    Como podemos ser leitores ativos sem uma ampla bagagem cultural e conhecimento de mundo? Isso explica as dificuldades que temos nas atividades de aula.

    Ninguém ousaria negar (as dificuldades), mas tem sido divertido!

    Lúcio

    ResponderExcluir
  2. Professora Joana,

    Deixo o resumo - texto base: Introdução à Linguística - Mussalim e Bentes - acerca do desenvolvimento da Linguística Textual, conforme atividade proposta na última aula.

    Os estudos iniciais de texto, em seu desenvolvimento, terminam por conduzir à ideia de uma "linguística para além dos limites da frase", chamada linguística do discurso. Esses estudos tomam por objeto o sujeito e a situação de comunicação.

    O desenvolvimento histórico da Linguística Textual passa por três fases distintas que adotam perspectivas e métodos diferenciados. São elas: a análise transfrásica, a gramática textual e a teoria do texto.

    A análise transfrásica (fase inicial de desenvolvimento da Linguística Textual) ocupava-se com o estudo de fenômenos que não conseguiam ser explicados pelas teorias sintáticas ou semânticas ao nível da frase.

    A análise transfrásica (também chamada gramática do enunciado) parte da frase para o texto, estuda as relações entre frases e períodos a partir de fenômenos como a co-referenciação.

    Já a Gramática Textual (ou gramática gerativa) procura descrever a competência textual do falante. Estuda a competência do "leitor na construção do sentido global do texto estabelecendo mentalmente as relações argumentativas adequadas entre os enunciados", ou seja, o conhecimento intuitivo do leitor acerca das relações entre as sentenças e o fato de nem todo texto apresentar o fenômeno da co-referenciação (explicitamente).

    A Gramática Textual possui alguns postulados como, por exemplo: "não há uma continuidade entre frase e texto". Esse postulado decorre da definição de texto proposta por Lang: "O texto constitui um todo que é diferente da soma das partes".

    As propostas de elaboração de gramáticas textuais foram influenciadas pelas teoria gerativista de Chomsky, que porpunha uma gramática de frases.

    A Teoria do Texto desenvolveu-se a partir das dificuldades em se elaborar uma gramática textual que estabelecesse regras que descrevessem todos os textos. A teoria do Texto preocupa-se em "investigar a constituição, o funcionamento, a produção e a compreensão dos textos em uso". Nesta última fase o âmbito de investigação estende-se do texto ao contexto, entendido como conjunto de condições externas da produção, recepção e interpretação dos textos.

    Lúcio

    ResponderExcluir
  3. Me deu vontade de deixar um comentário aqui...

    Adoro blogs. Mas não tenho, leio dos outros mesmo. Eles são uma ótima ferramenta para dar continuidade à aulas e ampliação das limitações citadas.
    E ele ainda dá mais liberdade de expressão, mais tempo de organizar as idéias, e podermos(acho que eu poder, mais especificamente) compartilhá-las através de digitação e leitura instantâneas! Eu consigo me expressar melhor aqui do que pessoalmente. Mas é algo perigoso, principalmente porque eu mudo de opinião num piscar de olhos, ou num delete de caractere.

    Enfim... Você, profª Joana, está de parabéns por tê-lo criado! Estou acompanhando os posts, mas gostaria que você os atualizasse com mais freqüência, para que eu me torne, de fato, uma leitora ativa aqui! :)

    Também adoro os comments do Lúcio, ele é modesto ao dizer que não tem bagagem o suficiente. Eu mesma não consigo relacionar/associar tal texto/autor a algum assunto. Respondo ao que for, vindo direto da minha mente, dizendo apenas o que acho no momento. Que nunca é lá essas coisas, mas enfim!?
    Por favor, não me cobrem créditos, só aceitem minhas sinceras desculpas por ter memória fraca, ou talvez, uma verdadeira bagagem vazia!!
    Só espero que ao final do curso, meus atuais comments horríveis se tornem mais refinados e agradáveis de se ler. :P
    Conto com a ajuda da grande Joana, ha

    Valeu!!
    "xoxo"

    Ass.: "Sempre-acho-que-estou-no-curso-errado-mas-esse-ano-2010-deu-Letras-hahah-nem-Deus-sabe-do-próximo-semestre" -Carla.

    ResponderExcluir
  4. Loonie,
    Que ótimo que deu vontade. O espaço é para isso mesmo, pois é... está anotado a sua sugestão. Eu também gostaria de atualizá-los com frequência e farei esforço para isso. No momento estou selecionando os textos que os alunos estão apresentando nas atividades práticas em sala e pretendo colocá-los no post.
    Ah, o Lúcio é bem participativo sim!!!! Aqui, tudo o que fazermos é exercitar a prática e só desenvolveremos-a exercitando e participando, assim como o Lúcio e outros estão fazendo e você também.
    Vamos nos falando.
    Ahh a vida é assim, a gente vai se encontrando e Deus sabe, pode acreditar rsss...
    bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  5. Oi Lúcio,
    Já iniciou o exercíco da interdisciplinaridade rsss - IPT mais Teoria do Texto. Ótimo, até parece que esqueci a proposta discutida em sala!!!
    Continuaremos os debates sobre a teoria do texto até .... mergulharmos nos Discursos nas Semióticas da vida!!!
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui...