domingo, 21 de fevereiro de 2010

Comentário da Mirelli sobre nosso primeiro encontro. Vale a pena todos lerem!!!

Olá, profa. Joana, sou Mirelli, do curso de Nutrição, turma NT1A30, matutino. A aula de sexta-feira foi muito proveitosa para mim. Acredito que fiquei estimulada por suas colocações que não depositaram respostas, mas incentivaram perguntas, pois observei em minha experiência uma motivação para o pensamento reflexivo. O que também viabilizou este meu exame analítico, sobre a experiência vivida, foi a grande participação de todos os colegas presentes. Observei, neste grupo, um mergulho profundo no aqui e agora. Uma concentração, que, em meus devaneios imaginei como poderemos nos formar, daqui há quatro anos, fortalecidos e amadurecidos (como pessoa e como profissionais) sendo um time, uma equipe integrada. NUTRIÇÃO: falamos na aula do emocional e do corporal – é inevitável não separarmos estas esferas quando nos referimos a alimento. Lancei-me outra pergunta, oriunda talvez deste seu rico método de trabalho (nos viabilizar mais perguntas ao invés de respostas prontas), sobre olhar crítico:

“Se a turma NT1A30 fosse agora, após a primeira aula de IPT, não mais olhar POR PARTES das respostas de cada colega, sobre o que se espera de um curso de NUTRIÇÃO, MAS sim, focar sobre a ótica do TODO da aula oferecida, como nos colocaríamos sobre o que vivemos naquele dia, enquanto colegas, pessoas a estudar os alimentos e nos formar para auxiliar um paciente, por exemplo, a aderir a um programa de reeducação alimentar? “
Será que uma das formas de se analisar ou construir criticamente um ponto de vista CRÍTICO poderia ser o que vivemos naquela aula – das partes para o todo?Será que, num primeiro momento, dialogamos, calamos, observamos para somente depois sozinhos, no vazio e no silêncio, distanciarmos um do outro e até de nós mesmos, para vermos com mais clareza o que aprendemos pela experiência da prática vivida? Bom, a cada pergunta que me lanço abrem-se outras e, acredito que no processo de aprendizagem este é um caminho construtivo porque nos livra de viseiras ou certezas absolutas. Porém tem uma questão que não quer se calar.... NUTRIÇÃO... NUTRIÇÃO... do corpo e da alma. Será que, se vamos auxiliar nossos pacientes a aderir uma dieta, um programa alimentar, no mínimo, em nossas almas e em nossos corações já tem em nossa essência, alunos parte integrantes daquele grupo, um interesse e uma vontade profunda de ajudar outro ser humano? Será que, se nossa turma, portanto, se focar pelo espírito de união, de equipe, de ajuda e de construção, desde já, no primeiro semestre, estará, pela prática, não apenas da aprendizagem acadêmica, mas principalmente, pela essência que nos trouxe ao curso de nutrição, nos preparando a trabalharmos em equipe, enquanto colegas de profissão futuramente? Será que aquele mergulho profundo na participação, no conhecimento, no interesse que observamos no grupo de trabalho da disciplina de IPT, no dia 19/02, nos conta algo de importante até mesmo de uma das condições necessárias em um nutricionista? Será que uma destas condições necessárias, em um nutricionista, no qual nosso grupo demonstrou, na prática da atividade grupal, foi a de que para ensinar um ser humano a se alimentar "de comida" adequadamente precisamos saber sobre a NUTRIÇÃO, através da participação, presença, escuta, observação, interação e opiniões, enfim, da "nutrição da alma"?
Um abraço! Mirelli Loschi

11 comentários:

  1. Oi profa.Joana,meu nome é Sandra Régia,sou da turma PD1A30 de Pedagogia-Matutino-Brasília,a respeito dos meus objetivos para a "Pedagogia" é que simplesmente eu amo esse curso e tenho certeza de que quando a gente ama o que faz ou que estuda o resultado é maravilhoso!!!!Quero sair da Unip um profissional bem formado e com muita esperança de colocar em prática tudo o que eu aprender,porque é uma profissão "mágica",tambem porque vamos lidar com a fase mais importante do ser humano que é o aprendizado infantil...

    ResponderExcluir
  2. Oi professora Joana,meu nome é Rafaella ,sou da turma NT1A30 de Nutrição (matutino), tive que usar esse blog, pra poder comentar.
    Assunto: aula do dia 19-02, sexta-feira.
    Ao realizar o debate, começamos a interagir com outros, o que é muito bom para a turma já que estaremos juntos numa "longa" jornada.
    O debate sobre o que esperávamos do curso de nutrição, e sobre a atuação do IPT na área da saúde, foi muito bom, porque refletimos sobre essas questões, analisamos. Ouvir e pensar no que foi dito de cada aluno, e tomar um pouco para si. O melhor foi poder expressar, expor nossas ideias com relação ao curso, com relação ao futuro. E com essa atividade percebemos que queremos muita coisa em comum, como por exemplo, sermos grandes profissionais, exercer a profissão de maneira correta, procurando sanar problemas, queremos fazer a diferença. Eu acredito que IPT é que vai abrir a nossa mente, vai nos fazer compreender melhor a matéria.
    A aula foi muito agradavél, os debates e as demais dinâmicas estajam frequentemente em nossas aulas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. OLA PROF.JOANA,SOU DANILIA DO CURSO DE NUTRICAO NT1A30(M).ESSE SEU METODO DE USAR O DEBATE E OUTRAS FORMAS INTERESSANTES E NAO CANSSATIVAS PARA OS ALUNOS É MUITO MELHOR PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS E É TAMBEM UMA FORMA DE ¨TODOS¨PARTICIPAREM.ABRACOS

    ResponderExcluir
  4. Olá prof. Joana, meu nome é Diana teixeira da turma NT1A30 de Nutrição (matutino).
    Nutrição não esta voltado apenas para alimentação, mas também corpo e alma. Devemos entender que alimento é coisa sera. É no curso de nutrição desejo estudar e assim poder ajudar outras pessoas, por isso irei me dedicar muito para realizar os meus objetivos. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. oi professora..sou Morgana da turma de odonto(OD1A30)gostei muito da sua aula..do nosso debate..foi bastante proveitoso...espero apender muito com vc.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá professora,sou a Paula da turma de odonto(OD1A30),a princípio fiquei nervosa com sua aula,pq sou muito tímida,não gosto de falar em público,fazer debates,sou tímida mesmo.Mas depois a sua aula ficou interessante,pq quem quisesse expor suas idéias poderia,não era uma coisa tipo obrigada a falar.Mas a maioria dos cursos superiores não possui esta disciplina,falha esta q a UNIP esta suprindo,p/q possamos ser profissionais c/uma ampla visão dos fatos(pós e contras),quando estes nos apresentarem!Mas fora falar em público,adorei a sua aula!

    ResponderExcluir
  7. Ola Joana,sou a Rayane do curso de nutrição(NT1A30) do turno matutino e vim comentar a aula de sexta-feira 05/03/2010.Foi uma aula muito proveitosa,dinâmica e agradável onde nós alunos tivemos um espaço para expor nossas oponiões.Foi uma aula que nós analisamos o que esta acontecendo em nosso governo, o debate colocou opiniões diversas onde nós colocamos o que pensamos a respeito.
    Beijos
    Rayane

    ResponderExcluir
  8. Oi Rayane,

    Estou gostando muito da participação da turma de vocês. Estamos ouvindo diversas opiniões e pelo que parece o pessoal está bem empolgado. Vamos tentar continuar assim rsss
    bjs

    ResponderExcluir
  9. OI PROFESSORA, SOU ALUNO DE NUTRIÇÃO DA UNIP. TENHO DEIXADO DE ASSISTIR SUAS AULAS, ESTOU BASTANTE OCUPADO NESTES DIAS. GOSTO MUITO DE SUAS AULAS `` PARA MIM ELAS FAZEM A DIFERENÇA`` O ENTUSIASMO TOMA CONTA EM SUAS AULAS, ELAS SAO VERDADEIRAMENTES EMPLGANTES. ESPERO TER MAIS TEMPO PARA IR A AULA. MAS TENHO ACOMPANHADO MESMO SEM A MINHA PRESENÇA ESPERO PODER ESTAR CONTIGO SEXTA-FEIRA. REALMENTE NUNCA TIVE UMA PROFESSORA QUE MINISTRASSE TÃO BEM ESTA MATÉRIA REALMENTE QUEM PUDER ASSISTIR VÁ... ESTA PROFESSORA É DE + VALEU. ERIC NT1A30

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui...