terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Novo começo

Pessoal,
Com o início das aulas, nosso trabalho será retornado. Formaremos novos grupos e novas experiências serão incorporadas ao trabalho.
abraços

15 comentários:

  1. Oi Joana, sou aluna Thawana da turma de nutrição da manha (NT1A30), e vim comentar sobre a aula de hoje (19/02). Que consistiu em um pequeno debate com a turma, sobre o que esperamos do curso de nutrição e o que esperamos das aulas de IPT. E foi com certeza uma aula produtiva, onde a gente pôde colocar em foco nossas opiniões e sugestões não só sobre as aulas de IPT e o curso de nutrição, mas também sobre como expandir os nossos conhecimentos. Achei bastante interessante os assuntos discutidos, principalmente sobre como ter um olhar critico. Espero que as aulas sejam bastante interessantes e dinâmicas, onde possamos estar sempre nos atualizando! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sou Rafaela da turma de pedagogia da manhã PD1A30. Bom meu objetivo é me informar cada dia mais com todas as possibilidades em pesquisas, livros, internet, buscar conhecimento. E como você disse para ter uma dinâmica precisamos nós interar dos assuntos e irei me dedicar nisso, para que seja proveitoso a todos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Joana ,
    Sou a aluna Rayane do curso de nutrição da turma (NT1A30)do turno matutino , e vim comentar a aula do dia 19/02/10 (sexta-feira), foi uma aula excelente , que fizemos um debate sobre o que esperamos do curso de nutrição e idéias para tornar nossas aulas interessantes e dinâmicas.Foi uma aula muito agradável e espero que as próximas sejam assim também !
    beijos ,
    atenciosamente Rayane Couto Carvalho .

    ResponderExcluir
  4. Acompanho os comentários de vocês e o que puder fazer para tornar a trajetória da construção do conhecimento mais significativa tentarei fazer...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá professora Joana, sou Anna Paula M. Mesquita aluna do curso de Nutrição,turma NT1A30.
    A aula de sexta-feira (19/02/10) foi muito proveitosa pois podemos ter um diálogo aberto sobre o curso que nos ampliou a visão, nos fez pensar que devemos observar as coisas não só superficial mas o interior também desenvolvendo assim o olhar crítico,e para termos noção de como seram as aulas de IPT, que espero ser ainda melhores do que essa foi.
    Abraço,
    Atenciosamente Anna Paula.

    ResponderExcluir
  6. Olá, profa. Joana, sou Mirelli, do curso de Nutrição, turma NT1A30, matutino. A aula de sexta-feira foi muito proveitosa para mim. Acredito que fiquei estimulada por suas colocações que não depositaram respostas, mas incentivaram perguntas, pois observei em minha experiência uma motivação para o pensamento reflexivo. O que também viabilizou este meu exame analítico, sobre a experiência vivida, foi a grande participação de todos os colegas presentes. Observei, neste grupo, um mergulho profundo no aqui e agora. Uma concentração, que, em meus devaneios imaginei como poderemos nos formar, daqui há quatro anos, fortalecidos e amadurecidos (como pessoa e como profissionais) sendo um time, uma equipe integrada. NUTRIÇÃO: falamos na aula do emocional e do corporal – é inevitável não separarmos estas esferas quando nos referimos a alimento. Lancei-me outra pergunta, oriunda talvez deste seu rico método de trabalho (nos viabilizar mais perguntas ao invés de respostas prontas), sobre olhar crítico:
    “Se a turma NT1A30 fosse agora, após a primeira aula de IPT, não mais olhar POR PARTES das respostas de cada colega, sobre o que se espera de um curso de NUTRIÇÃO, MAS sim, focar sobre a ótica do TODO da aula oferecida, como nos colocaríamos sobre o que vivemos naquele dia, enquanto colegas, pessoas a estudar os alimentos e nos formar para auxiliar um paciente, por exemplo, a aderir a um programa de reeducação alimentar? “
    Será que uma das formas de se analisar ou construir criticamente um ponto de vista CRÍTICO poderia ser o que vivemos naquela aula – das partes para o todo?Será que, num primeiro momento, dialogamos, calamos, observamos para somente depois sozinhos, no vazio e no silêncio, distanciarmos um do outro e até de nós mesmos, para vermos com mais clareza o que aprendemos pela experiência da prática vivida? Bom, a cada pergunta que me lanço abrem-se outras e, acredito que no processo de aprendizagem este é um caminho construtivo porque nos livra de viseiras ou certezas absolutas. Porém tem uma questão que não quer se calar.... NUTRIÇÃO... NUTRIÇÃO... do corpo e da alma. Será que, se vamos auxiliar nossos pacientes a aderir uma dieta, um programa alimentar, no mínimo, em nossas almas e em nossos corações já tem em nossa essência, alunos parte integrantes daquele grupo, um interesse e uma vontade profunda de ajudar outro ser humano? Será que, se nossa turma, portanto, se focar pelo espírito de união, de equipe, de ajuda e de construção, desde já, no primeiro semestre, estará, pela prática, não apenas da aprendizagem acadêmica, mas principalmente, pela essência que nos trouxe ao curso de nutrição, nos preparando a trabalharmos em equipe, enquanto colegas de profissão futuramente? Será que aquele mergulho profundo na participação, no conhecimento, no interesse que observamos no grupo de trabalho da disciplina de IPT, no dia 19/02, nos conta algo de importante até mesmo de uma das condições necessárias em um nutricionista? Será que uma destas condições necessárias, em um nutricionista, no qual nosso grupo demonstrou, na prática da atividade grupal, foi a de que para ensinar um ser humano a se alimentar "de comida" adequadamente precisamos saber sobre a NUTRIÇÃO, através da participação, presença, escuta, observação, interação e opiniões, enfim, da "nutrição da alma"?
    Um abraço! Mirelli Loschi

    ResponderExcluir
  7. Pessoal,
    Estou adorando a participação de vocês em escreverem livremente sobre nossa experiência na primeira aula. O espaço é para isso mesmo. Vamos usá-lo para como um espaço em que a VOZ é toda nossa!!!
    Michele, aproveitei e disponibilizei seu comentário na página dos post....
    Aproveitem e um grande abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  8. Sou Roberta da turma de pedagogia da manhã PD130. Meu principal objetivo é ser uma grande profissonal na área de educação, e sei que para tal alcance profissonal preciso estar sempre em busca de pesquisas....Tenho certeza que nas aulas de IPT conseguirei mas conhecimentos que presico ter,pois sei que serão bastante interessantes e aproveitosas!
    Um abraço,
    Atenciosamente
    Roberta Figueredo.

    ResponderExcluir
  9. Sou Shirley, da turma de Pedagogia (matutino) da turma PD1A30. Quero ser uma grande educadora. Por isso vou buscar além do aprendizado em sala de aula, estágios e cursos extracurriculares para assim exercer minha futura profissão com sucesso.

    ResponderExcluir
  10. bom meu nome e gabriella sou da turma de pedagogia manhã pd1a30 primeiro vou comentar um pouco da 1° aula dia 19/02 eu gostei muito pq foi um espaço que a gente pode tá debatendo e se relacionando melhor com a turma espero que as aulas de (ipt) sejem muito proveitosas sei que vai ser, e assim com trabalhos em grupos, aula dinamica e isso gostei da aula..
    ,meu objetivo e me deedicar muito aproveitar o maximo o curso por que cada dia mais to gostando .

    ResponderExcluir
  11. oiii Joana,sou a Rayane do curso de nutrição(NT1A30)do turno matutino, e vim comentar a aula do dia 26/02/2010 sexta-feira, foi uma aula incrivel,muito dinamica, gostei muito. O seu metodo de ensino é interessante pois envolve os alunos e com isso todos participam da aula.E o seu bom humor ajuda muito,pois nos deixa bem a vontade para questionar e tirar nossas duvidas.
    Beijos
    Rayane Couto Carvalho

    ResponderExcluir
  12. Olá, sou João Paulo S., aluno do curso de odontologia, e venho comentar sobre nossa primeira aula de 23 de fevereiro. Uma aula bem confusa e bastante interessante, pois a principio ao meu entender a matéria de Interpretação e Produção de Texto seria para auxiliar nossa compreensão de textos literais sobre odontologia, que usaremos durante todo o curso, e por fim para fazermos nossa monografia. E descobrir que não é somente isso, essa matéria envolve a relação de doutor e paciente, como falar com uma criança, com um adulto, com uma pessoa de uma escolaridade básica ou avançada...

    Até mais!

    J. Paulo S.

    ResponderExcluir
  13. olá! sou Debora da sala de pd1a30(matutino). a aulua de hoje. foi interessante , a senhora nos fez apresentar os texto e interpretalos . aadorei gosta dee ter mais aulas assim

    ResponderExcluir
  14. oiii Joana,sou a Rayane do curso de nutrição(NT1A30)do turno matutino, e vim comentar a aula do dia18/03/2010 sexta-feira, a apresentação dos trabalhos foi nuito divertido,desta forma a turma pode interagir nais.A aula foi legal!
    Beijos.
    Rayane Couto Carvalho.

    ResponderExcluir
  15. oiii Joana,sou a Rayane do curso de nutrição(NT1A30)do turno matutino, e vim comentar a aula do dia 19/03/2010 sexta-feira.Foi ema aula interativa.
    Beijos
    Rayane Couto Carvalho.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui...