quarta-feira, 21 de abril de 2010

Discussão sobre PRÁTICA DE LINGUAGEM NA INTERNET

PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE LINGUAGEM NA INTERNET - UMA DISCUSSÃO - PARTICIPE!!!
Coloquei o Comentário abaixo em outro POST e DECIDI PUBLICÁ-LO PARA PROMOVER A DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA INTERNET


DISCURSOS QUE TRADUZEM QUE NÃO HÁ NADA DE BOM NA INTERNET  PODE SER INSERIDO NO DISCURSO DO SENSO COMUM  - SUPERFICIAL . Por que isso ocorre? VAMOS DEBATER SOBRE O ASSUNTO!!!


A Internet, inicialmente, e ainda hoje tem sido atacada quanto à fragmentação e quanto a forma como a Linguagem é apresentada no ambiente online. Esses ataques são divulgados - constantemente - por meio da  voz da mídia ou pelos sujeitos que vão falar sobre ela na mídia em geral.
Ao dizer que não há nada de bom na Internet, o sujeito traduz um discurso superficial, pois em todos os lugares tanto na internet ou fora dela, encontramos coisas aproveitáveis ou não.

A questão é a ATITUDE. Então, DEVEMOS desenvolver a CONSCIÊNCIA CRÍTICA, pois por meio dela é que teremos como nos posicionarmos diante das informações que recebemos. Se parto de uma idéia pré-concebida sobre determinado ambiente online ou não e/ou se reproduzo um discurso do senso comum - que está na mídia a toda hora - de que a Internet atrapalha isso ou aquilo - só confirma um comportamento que necessita de reflexão.

Nas Práticas Sociais que ocorrem na INTERNET, há teses de doutorado, clássicos e outros tipos de informações como, também, ocorre FORA DELA. Então, a questão não é o ambiente. A questão é como me POSICIONO diante das práticas sociais online ou não.
Por isso, precisamos discutir muito sobre as práticas de linguagem no campo linguístico online ou fora dele.

Estão convidados a Discorrer sobre o Assunto. Aguardo os Comentários!!!

8 comentários:

  1. Tudo na vida tem seu lado bom e ruim, na internet não é diferente, depende sempre de quem está participando ativamente,seja como um profissional, seja interagindo em sites de relacionamento, precisamos é ter criticidade e investigar a veracidade das informações que nos são apresentadas.

    A internet é um meio de comunicação poderosíssimo, o melhor de tudo é que nesse espaço online podemos interagir, formando opiniões e refletindo sobre diversos temas, diferente de outros veículos de comunicação de massa como, por exemplo, a TV que influencia na construção de identidades sociais, mas não dá espaço para participarmos ativamente desses discursos.

    O importante é termos um posicionamento critico de como essas informações apresentadas no campo linguístico online ou não, são construídas na sociedade, se esses sujeitos sociais simplesmente acreditam em todas essas informações e deixam suas opiniões serem formadas sem se quer pensar e refletir, se tornando assim sujeitos passivos.

    ResponderExcluir
  2. Yara,
    Ótima sua reflexão. Interessante que seu discurso sobre as práticas de linguagem no campo linguístico online contribuirá para o debate sobre a forma como a linguagem é constituída no ambiente virtual, ampliando a visão de mundo. Vou acompanhando usas reflexões e buscarei contemplá-la no livro a ser produzido.
    bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  3. A primeira ideia que grande parte das pessoas têm quando se fala em internet, falando de uma maneira bem simples, é msn, orkut, jogos e copiar trabalhos. rsrsrs É um estereótipo e como tal, sofre uma certa "discriminação". E o pensamento pessimista que se tem a respeito da internet é também pelo fato de haver muita pornografia, vídeos de pedofilia, enfim... uma série de coisas feitas por pessoas que não tem uma boa inteção na hora de usar a rede.
    A internet é uma tecnologia recente, essa geração que presenciou a chegada dessa inovação talvez tenha ficado espantada com a quantidade de atividades que se pode fazer e receiosa diante de algumas coisas ruins que foram ditas anteriormente. Enfim, são algumas coisas que eu acho que podem ter contribuido para a criação dessa afirmação do senso comum de dizer que não há nada de bom na internet.
    Por ser algo acessível, a produção de informação pode ser feita por qualquer pessoa, logo essa "qualquer" pessoa pode não ser confiável. O que a gente sabe que não é totalmente verdade, já que pode-se encontrar, sim, várias coisas interessantes feitas por profissionais ou por navegantes "sem compromisso"... rsrsrs

    Bjs, prof!

    ResponderExcluir
  4. Diallin diz:

    Tudo que é novo traz consigo o receio, falta de credibilidade e o medo por parte da sociedade.
    A internet é um meio incrível de propagação de informações dos mais variados gêneros, pois é uma ferramenta que propicia espaços de pensamento livre. Agora, cabe ao público que recorre a este meio, quer para diversão, informação ou conteúdo de estudo, ter um filtro crítico em relação às informações e fontes pesquisadas, quanto a autenticidade dos fatos e material apresentado. Embora, estejamos falando de internet, o tal filtro crítico não se restringe somente às informações e conteúdos nela contida, más estende-se a todos os veículos de informação que na maioria das vezes são tendenciosos e cheios de uma ótica voltada para o interesse de alguém, que na maioria não o receptor.

    Abraço Profª.

    ResponderExcluir
  5. A internet atravéz da comunicação, por meio do computador levando a extensão da linguagen, interagindo em uma realidade virtual, e dela criar nossa propria idéia, conversar com quem não conhecemos,interagindo com quem quisermos. Estando também a internet atuando como encontros e formação de grupos sociais. bjs KA

    ResponderExcluir
  6. antigamente...

    Prezada Professra Ormundo

    Sou aluno de Psicologia da Instituição de Nivel superior denominada Unip.
    Venho encarecidamente pedi por meio desta "carta" que a Sra, se possivel me informasse o seu "endereço eletronico", pois tenho assuntos a tratar com a Sra.


    hj...


    Prof. Preciso do seu e-mail, procurei no blog + ñ encontrei, qro tc c/ vc.

    haaa eh o recado eh verdadeiro preciso mesmo do seu e-mail... kkkk

    ResponderExcluir
  7. Joana,

    Sou da turma que foi p/ 2º semestre de adm noturno... Estou me deleitando com seu livro nas férias e com saudades de suas aulas! Está tudo bem contigo? Gostaria de marcar um dia p/ nos encontrarmos no beirute!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Guilherme,
    Saudades de vocês também. Logo, logo nos reencontraremos. E quanto ao Beirute é só marcar rsss. Quando estou em Brasília fico pertinho do Beira.
    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui...